PRINCIPAIS CAUSADORES DAS ALERGIAS E COMO CONTROLAR

Percentual em 100 pacientes com Alergia
Respiratória Crônica e Prick Testes Positivos

Como se pode verificar por este gráfico obtido como resultado de pesquisa em nossa clínica a respeito do que causa alergia nas pessoas, o principal causador das alergias em nosso meio são os ácaros ambientais. Em seguida antígenos de restos de baratas e fungos do ar que constituem os mofo. Os ácaros mais comuns são:

DERMATOPHAGOIDES PTERONYSSIMUS         83,00%
DERMATOPHAGOIDES FARINAE                       75,80%
BLOMIA TROPICALIS                                         71,40%

Este resultado diz respeito principalmente as alergias respiratórias. As dermatites atópicas, as urticárias e outras têm freqüência diferentes. No entanto, em qualquer delas a causa alimentar é mínima, ao contrário do que se pensa. Os medicamentos e os químicos já encontram uma freqüência maior.

Como os Ácaros são os principais causadores de alergias vale a pena saber que:

1-AMBIENTE PROPÍCIO:  temperatura entre 18 e 32 ° C
2-ALIMENTO: restos de alimentos,descamação de pele humana, restos de insetos, fungos.
3-OVIPOSIÇÃO: fêmea durante 30 dias produz 50 ovos
4-FEZES: ácaro produz 30 a 40 bolotas fecais por dia
5-NÚMERO: cama de casal tem cerca de 2.000.000 de ácaros e 60.000.000 de bolotas fecais.Sabe-se que são estas bolotas fecais que ressecam, sobem no ar e entram pela respiração, as principais partículas causadoras das sensibilizações alérgicas.

Em decorrência destas informações é fácil compreender que as recomendações seguintes são as principais para se controlar os causadores das alergias:

 

RECOMENDAÇÕES AOS INDIVÍDUOS COM ALERGIAS RESPIRATÓRIAS

1. Impermeabilizar travesseiros e colchões. Usar pano impermeável ou plástico.
Existem no comércio já prontos e com sistema de zíper.

2. Não participar e não estar presente á hora da limpeza. Se necessitar faze-la, então use     máscara apropriada com filtro (marca 3M), sabendo que máscara de pano não funciona.

3. O quarto de dormir,a sala de estar íntimo ou de T.V. devem ser o mais limpo possível,               evitando-se objetos que possam reter poeiras ,fungos ,restos de ácaros ou seus dejetos,   restos de comidas. Deve-se limpar com pano úmido e aplicar acaricidas ou produtos que  desnaturam proteínas. 

Os nossos aspiradores de pó são na verdade verdadeiros filtros de ácaros e seus dejetos e      somente funcionariam com filtros apropriados .São aconselháveis os com filtro de água ou filtro tipo HEPA. Sterilair não funciona e os aparelhos de jato de água a 120°C deixam umidade residual que  triplica a população de ácaros. O efeito de ar condicionado filtros de ar e os humidificadores é bastante controverso e teriam mais indicação em lares americanos e europeus.

4. Se o seu teste acusou sensibilidade a pelo de gato ou cão,não deixe viver dentro de casa.

5. Prefira usar cobertores que não soltem fios e procure lavá-los freqüentemente. Expô-los ao sol também é bom.

6. Verifique a presença de mofos e procure exterminá-los. Aplicar ácido fênico a 5% ou água sanitária é bom.

7. Lembre-se de que esportes e vida ao ar livre são muito úteis e que NATAÇÃO para os problemas respiratórios é ótimo. Se não consegue por limitação física então procure andar e exercitar os seus pulmões.

Notícias
  • Diretor Médico.
  • Professor Convidado de Pós Graduação da UFMG e Santa Casa de Belo Horizonte.
  • Doutor em Imunologia pela
  • Bioquímica da UFMG.
  • Ex-presidente da Soc. Brasileira de Alergia e Imunopatologia-MG.
  • Artigos